No
início da atuação do Assistente Social nas organizações empresariais, esse profissional
representava o relacionamento, atitudes e comportamentos expressos pela
sociedade entre as suas diversas segmentações. Assim, a ação do Assistente
Social se confundia com a ação das senhoras participantes das organizações
filantrópicas, que pressupunham o ser humano carente, como sujeito à sua ação
corretiva, caritativa.
Hoje é sabido que o Assistente Social atua nas organizações como assessor dos gestores auxiliando-os na identificação das tais condicionantes e gerando soluções para que as interações sejam finalizadas em sinergia. Ele não é um profissional eminentemente operacional. Este é um dos mitos que precisam ser reposicionados. O Assistente Social é um estrategista social.
Hoje é sabido que o Assistente Social atua nas organizações como assessor dos gestores auxiliando-os na identificação das tais condicionantes e gerando soluções para que as interações sejam finalizadas em sinergia. Ele não é um profissional eminentemente operacional. Este é um dos mitos que precisam ser reposicionados. O Assistente Social é um estrategista social.
No âmbito do desenvolvimento sustentável e o da
sustentabilidade corporativa, o Assistente Social subsidia a organização na
formulação de políticas de gestão das pessoas, demonstrando o impacto nos
resultados de produtividade, lucratividade, qualidade e imagem corporativa,
decorrentes da qualidade dos seres humanos nessa organização humana-empresa.
O Assistente Social monitora as interações e o
clima decorrentes dessas interações e subsidia as decisões estratégicas da
empresa, proativa e preventivamente. Já
quanto ao desenvolvimento econômico, as ações são mensuráveis, com indicadores
de conhecimento e acesso fácil pelos gestores, demonstrando impacto no negócio.
Dentre eles podemos citar o absenteísmo, “presenteísmo” ou falta de
engajamento, doenças organizacionais, sinistralidade decorrente dessas doenças
e acidentes, rotatividade de pessoal, conflitos de relacionamento na hierarquia
em linha vertical e horizontal, entre muitos dos fatores sociais, aos quais
denominamos de Riscos Sociais.
A importância do Assistente Social é percebida
quando além de identificar condicionantes internas e externas à empresa,
geradoras de situações sociais de risco, estende essa informação aos seus
pares, os gestores das áreas clientes internas e aos demais processos de gestão
de pessoas (Atração, Retenção, Engajamento e Transição), para análise e ação
integradas apoiadas na transdisciplinaridade.
Temos espaço para atuação do Assistente Social em
organizações empresariais públicas, privadas e no Terceiro Setor, porque em
todas elas temos seres humanos interagindo e gerando como produto, o social.
Atualmente as organizações têm suas práticas
pautadas em normas e pactos globais que situam o econômico, o social e o
ambiental em um mesmo patamar de importância. Por isto, o Assistente Social
precisa atualizar-se e ter sua prática interagindo com essas outras áreas
formadoras do “triple bottom line”.
A contribuição do Serviço Social e do Assistente
Social para o desenvolvimento sustentável e sustentabilidade corporativa está
no enraizamento de valores e cultura de autopreservação do ser humano, de todos
os seres vivos e da transcendência de organizações humanas saudáveis.
Há aproximadamente duas décadas vimos o despertar
das organizações para a cidadania empresarial, responsabilidade social
empresarial/ corporativa e lá estava o Assistente Social; um dos profissionais
precursores da disseminação de atitudes e comportamentos socialmente
responsáveis quer para o público interno, quer para o público externo e outros
públicos de interesse das organizações.
São alvos da ação profissional do Assistente Social,
tanto a ONG, que precisa de profissionalização na sua gestão, quanto o
Voluntariado que recebe a assessoria na formulação de projetos de
desenvolvimento social,como também o público-alvo desses projetos, a sociedade
em geral e em particular, aquelas segmentações que demandam ações
inclusivas,efetivas.
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